segunda-feira, 22 de novembro de 2021

PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS E MONITORAMENTO DE INSTABILIDADE DE TALUDES E ENCOSTAS

 PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Durante a construção da CGH Pampeana, ocorreram modificação nas áreas do canteiro de obra, devido à retirada de material de empréstimo, a criação de áreas de "bota-fora", a abertura de estradas de acesso, obras civis e outras atividades que envolvem movimentação de terra e supressão da cobertura vegetal além da instalação de edificações.

O Programa de Recuperação das Áreas Degradadas – PRAD, implantado durante a própria atividade construtiva, com procedimentos conservacionistas e medidas preventivas, voltadas principalmente ao controle de processos erosivos, técnicas de estabilização de taludes. 

E em fase inicial das atividades construtivas do empreendimento, elaborou-se ao empreendedor o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas da CGH Pampeana, onde constam as recomendações técnicas das áreas destinadas a recuperação. 


PROGRAMA DE MONITORAMENTO DE INSTABILIDADE DE TALUDES E ENCOSTAS

Durante a implantação da CGH Pampeana, haverá a execução de atividades como supressão de vegetação, escavação, abertura de novos acessos e estradas, ações e processos que apresentam grande potencial para deflagração de processos erosivos na região afetada.

Este programa justifica-se pela necessidade de reduzir ao máximo a ocorrência e a magnitude desses possíveis impactos, principalmente aqueles que se referem a processos erosivos, evitando danos aos solos, ao sistema hidrográfico, aos mananciais e as vias de acesso, para conservar a obra, além de garantir a qualidade ambiental do local.

Especificamente em âmbito deste programa ambiental, concomitantemente a recuperação de áreas degradadas, requer a revegetação junto aos locais de solo expostos. Porém como a CGH Pampeana apresenta-se no inicio das obras executivas, tal programa será melhor exposto nas demais campanhas amostrais. 

Veja alguns registros de acessos que estão sendo acompanhados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.