quarta-feira, 21 de junho de 2017

Programas Ambientais

Após levantamento e avaliação dos impactos ambientais decorrentes da instalação e operação da CGH Pampeana, a equipe responsável pelos cuidados ambientais estruturou, juntamente com o empreendedor, um total de 8 programas ambientais.
A execução destes programas ambientais possibilita a prevenção e minimização de impactos, além de serem importantes para monitorar e acompanhar as mudanças que ocorrerão no ambiente local, auxiliando na promoção de melhorias na qualidade ambiental na região da obra.
Abaixo a descrição dos programas ambientais que serão desenvolvidos na região do empreendimento durante a instalação da CGH: 

  • Programa de Monitoramento e Controle de Ecossistemas Aquáticos, e seus projetos:

Projeto I: Controle e Monitoramento de Águas Superficiais: para este controle serão executadas campanhas de coleta de água em 03 pontos do rio do Banho com frequência trimestral durante todo o período de implantação do empreendimento.



Projeto II: Acompanhamento e Controle de Macrófitas Aquáticas: As macrófitas são plantas que vivem associadas a ecossistemas aquáticos, e em certas situações pode ocorrer a proliferação excessiva, causando danos à qualidade da água e da fauna aquática.



Projeto IIIMonitoramento da Ictiofauna: neste monitoramento busca-se conhecer e acompanhar a dinâmica das espécies de peixes existentes no rio ao longo da instalação da CGH, bem como minimizar possíveis efeitos negativos durante implantação do empreendimento.



Sub-Projeto I: Resgate e Salvamento da Ictiofauna: são resgatadas as espécies de peixes existentes na área de instalação do empreendimento. 



- Projeto IV: Limpeza das Áreas Próximas ao Barramento: retirada de todo material lenhoso proveniente da supressão de árvores, aterramento ou outros materiais em desuso das áreas próximas ao barramento.

  • Programa de Monitoramento e Controle da Estabilidade dos Taludes Marginais: visa promover a contenção de processos erosivos que porventura ocorram nos taludes no empreendimento, em locais como os taludes marginais do reservatório e ombreiras do barramento. Para tanto se realizam campanhas semestrais de vistorias em tais locais.

  • Programa de Controle das Alterações no Ecossistema Terrestre: neste programa serão controladas as alterações em todo o ecossistema terrestre que ocorrerão em consequência das instalações da CGH, ou seja, controlar todos os seres vivos existentes e interação dos mesmos com o meio ambiente, durante as fases do empreendimento.

  • Projeto de Resgate, Conservação e Manejo da Fauna e Flora: tem por objetivo resgatar, proteger ou mitigar os impactos causados à fauna e flora existentes nas áreas próximas ou afetadas pela implantação CGH. Na fase de implantação retiram-se as plantas (bromélias e orquídeas) ou coletam-se sementes das espécies existentes no local atingido e plantam- se nas áreas de APP.

  • Programa de Levantamento do Patrimônio Arqueológico:  todos os vestígios, bens e outros indícios da evolução do planeta, da vida e dos seres humanos, cuja preservação e estudo permitam traçar a história da humanidade e a sua relação com o ambiente.

  • Programa de Recuperação de Áreas Degradadas: este programa visa estabelecer procedimentos conservacionistas e medidas preventivas tais como: controle dos processos erosivos, proteção dos cursos d'água, monitoramento de atividades impactantes, assim como o estabelecimento de medidas de recuperação das áreas após a conclusão das obras visando a recomposição da paisagem e o restabelecimento das condições ecológicas no local.

  • Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental:  tem como objetivo estabelecer um canal de comunicação e interação entre o empreendedor e a sociedade local, assim como disseminar informações sobre o empreendimento e também práticas que contribuam para a preservação do meio ambiente.

Projeto I: Programa de Conduta dos Trabalhadores: normatiza as ações no canteiro de obras, ou seja, a conduta que os trabalhadores devem seguir durante a obra, bem como harmoniza a convivência dos trabalhadores com as comunidades vizinhas. Isto é feito através de palestras e entrega de material informativo.

  • Programa de Gestão Ambiental: tem por objetivo coordenar a execução de cada programa, manter a regularidade ambiental do empreendimento e organizar os resultados obtidos em todos os programas, reuni-los em um relatório e enviar para IAP, atestando assim o cumprimento das condicionantes da licença ambiental.